Já perdi a conta às vezes que reescrevi este texto. Já me questionei se fazia sentido, se seria oportuno, se não me estaria a expôr demasiado (a questão do limite do que devo, ou não, partilhar é sempre uma escolha difícil para mim, confesso), mas concluí que sim, que faz sentido falar-vos um pouco do que sinto hoje, do agora e da minha "ausência" dos últimos tempos.
O beija-flor é uma marca que se quer autónoma mas, verdade seja dita, vive muito de mim, Su, enquanto criativa e criadora. Na prática isto reflecte-se num projecto com uma linguagem muito própria e que procura ser coerente mas também muito dependente de mim e da minha capacidade/ disponibilidade, o que pode ser bastante castrador e até limitador.
Foi no passado domingo que, rodeados do trabalho de tantos ilustradores incríveis, apresentámos o último número da coleção diary. Uma conversa bem descontraída sobre o que representa esta coleção, qual o seu intuito e o que inspirou o João e o Fred para as suas criações deste diary número 4.
Read MoreNo próximo domingo, dia 8 de Dezembro, por volta das 16 horas, será apresentado o novo D I A R Y, aqui no Porto na Ó! Galeria, com a presença do talentoso João fazenda, que ilustrou este novo número e do Frederico Marques que, uma vez mais, escreveu para esta coleção.
Juntem-se a nós, naquela que é uma das galerias mais bonitas da cidade, para conversarmos um pouquinho sobre este novo número e claro, conhecerem o resultado final.
Ignoremos o facto do último post ser de Janeiro (este ano tem sido um ano diferente… muito, muito bom mas exigente (tudo coisas que um bebé traz)) e vamos lá quebrar este silêncio!
Venho hoje falar-vos do calendário beija-flor 2020, de edição limitada, novamente feito à mão com muito carinho, com ilustração à mistura e este ano com um formato diferente. Curiosos?
Chegou 2019 e com ele, uma vez mais, os balanços, as contas, as estratégias e os planos, passados e futuros. Um novo começo e este, verdade seja dita, não poderia ser mais especial para nós.
Como sabem o beija-flor é, desde o início um projecto pessoal e que por isso está também muito ligado às minhas escolhas e ao meu percurso, ainda que não o faça propositadamente. Ao olhar para trás consigo por um lado ver um percurso mais feliz e menos atribulado, quando também eu andei mais estável, e por outro consigo ver o oposto, em algumas fases menos boas que vivi. Uma verdadeira montanha russa, tenho a dizer-vos! :)
Para ilustrar o DIARY número 3 convidei a Catarina Sobral, talentosa ilustradora portuguesa que muito admiro. E foi ao lado dela que no passado domingo apresentámos o resultado final desta colaboração.
Foi uma tarde feliz e bem quentinha, com tantos abraços e sorrisos de todos os que apareceram no Chá das Cinco para nos ouvirem.
Eu falei um pouco sobre esta coleção, o que me motivou a fazê-la e o que pretendo com ela, e a Catarina sobre o que a inspirou a ilustrar o “seu número”.